TCG !!


As siglas TCG significam "Trading Card Game", em sua tradução seria "Jogos de Cartas Colecionáveis".
Essas cartas são utilizadas para as batalhas de treinador contra treinador.
Pokémon TCG é um “Card Game” ou “RPG Card” onde você possui vários monstros e com eles enfrenta seus adversários.
As cartas também são colecionáveis da serie Pokémon Game Boy Advence.

Cada carta possui seu símbolo de raridade.
Cartas com circulo são comuns.
Cartas com losango são incomuns.
Cartas com estrela são raras.


Entre as cartas raras, encontramos cartas Holográficas (Holo), que que possui um brilho especial  em seu fundo de ilustração.

O TCG DE POKÉMON...
Como no enredo de Pokemon, no TCG você é um treinador de Monstros.
Cada monstro possui habilidade de combate, cabendo a você escolher essas habilidades na hora certa para vencer seus adversários.

Dentro do TCG encontramos 3 categorias de Cartas
Cartas de Monstros (Pokemons),
Cartas de Treinador,
Carta de Energia.

Carta de Monstros (Pokémons)
Essas são as principais cartas, são todos os monstros que você possui e estão disponíveis para  batalha.
Entre as Cartas de Monstros existem:
Básica, Evolução Estagio 1 e Evolução Estagio 02.

De todos os monstros, os principais são os Básicos, são eles os responsáveis por iniciar a batalha e manter você em jogo.

Monstros  de Evolução Estagio 1 também são conhecidos como  “Evolução Intermediários”.
É a forma evoluída dos Monstros Básicos.

Monstros  de Evoluções Estágios 2, também conhecidos como Evolução Definitivos, são as formas finais dos mosntros básicos.    



Tipo dos Monstros:  
Inseto, Noturnos, Dragão, Elétrico, Gelo, Lutador, Fogo, Voador, Fantasma, Grama, Pedra, Anfibios, Normal, Veneno, Psíquico, Terra, Metal, Água, Planta e Mineral


Carta de Treinador
Cartas de Treinador ou Trainer, são auxiliares de combate, podendo ser as cartas decisivas em uma batalha, portanto escolha com sabedoria.

Divisão das Cartas de Treinador:

Simples, 
Pokémon Tool,
Stadium ,
Goldenrond Game Corner,
Rocket`s Secret.

Simples
São cartas de treinador simples, cuja ao lado direito do titulo  não apresenta nenhum texto adicional.
São itens do treinador que oferece ajuda direta ao seu monstro.

Pokémon Tool
São cartas de treinador com o nome  “Pokémon Tool”  a direita  de seu titulo.
São ferramentas utilizadas para oferecer melhorias durante as batalhas.
Só pode haver uma carta de  “Treinador Pokémons Tool” ligada ao Pokemon por vez.

Stadium
São cartas de treinadores com o nome “Stadium Card” a direita de seu titulo.

São estádios que determinam algum efeito que os treinadores podem ou devem realizar durante seus turnos.
Uma carta de Stadium será descartada apenas quando for substituída por outra carta Stadium.
Só é possível utilizar uma carta Stadium por turno.

Goldenrond Game Corner
São cartas de treinadores com o nome  “Goldenrond Game Corner”  a direita de seu titulo.
São jogos cuja os efeitos são baseados na sorte.

Rocket`s Secret
São Cartas de treinadores com o nome  “Rocket`s Secret” a direita de seu titulo.
São maquinas ou robôs que oferece algum efeito especial durante a batalha. 





Cartas de Energia
Cartas de Energia são ligadas aos monstros  fornecendo a Energia necessária para atacarem ou recuarem.
São divididas em Energia Básica e Energia Especial

Energia Básica
São as cartas que fornecem Energia Elemental.
Variando nos elementos:
   Água
   Fogo
   Lutador
   Trovão
   Grama
   Psíquica

São as  únicas cartas que pode conter mais de 4 no deck.

Energias Especiais
São cartas que fornece energia especial aos monstros.
Essas energias trazem uma  descrição de sua “ação e reação” no seu texto.
São dos tipos
  Incolor Dupla.
  Incolores Especiais.
  Arco Iris.
  Noturna.
  Metálica.

Energias especiais NÃO contam como Energias Básicas, dessa forma só podem conter 4 de cada no deck.





O QUE PRECISO PARA JOGAR ???

1 - Um Baralho com 60 Cartas.
Tanto você como seu adversário, um deck cada.


2 - Uma Moeda da Sorte.
Para utilizar sempre que for pedido  “Cara ou Coroa”.

3 - Marcadores de Dano.
Para informar dano sofrido pelo seus monstros  durante a batalha.

4 - Identificador da Condição Especial “Envenenado”. 
Uma moeda de cor verde.

5 - Identificador de Ação e Reação “Queimado”.
Uma moeda de cor vermelha.



NOTE: Nenhum deck poderá conter mais de 4 cartas iguais, a não ser as cartas de energias básicas.
Uma carta é considerada Igual, se ambas tiverem o mesmo nome.


COMEÇANDO A BATALHA...

1 - Você e seu oponente começam o jogo embaralhando seus decks, cada um compra uma mão inicial com 7 cartas.

2 – Coloque 6 cartas voltadas para baixo no canto esquerdo da Mesa, esses serão seus prêmios. Para cada monstros adversário nocauteado, você terá direito a receber um desses prêmios.

3 – Selecione, seu Monstro  Ativo ele será o primeiro a entrar em combate, e depois seus monstros  no Banco, eles iniciarão a batalha.

4 – Tirando “cara ou coroa”,  você e seu adversário decidem na sorte quem começa.

5 – Ambos desviram suas cartas e da inicio ao primeiro turno do jogador.

NOTE:
 Existe uma exceção para o Primeiro Turno de cada Jogador.
>  Nenhum monstro pode ser Evoluído no seu primeiro turno de jogo.
>  Nenhuma carta treinador pode ser utilizada no primeiro turno do jogador.


ARENA DE BATALHA

COMO JOGAR ?
Você e seu oponente jogam em turnos alternados, utilizando as cartas que tem em mãos.
Algumas de suas cartas serão de monstros, treinador e a grande maioria de energia, onde todas têm a mesma finalidade...
Ajudar em suas vitorias nos duelos.


O QUE FAZER NO MEU TURNO ???
Existe varias ações que podem ser feitas durante seu turno....

1)  Comprar uma carta.
Esse é o marco de turno, sempre será a primeira ação, marcando assim o inicio da sua jogada.

2) Verificar efeitos de condições especiais ou efeitos de ação e reação.
Ex: Adormecido, Paralisado, Queimado, Efeito de Energias Especiais.   

3)  Colocar um Monstro básico no banco.
Os monstros básicos são aqueles que darão inicio a sua batalha, podendo evoluí-lo mais tarde durante seu duelo.
No banco pode permanecer no Maximo 5 monstros, totalizando 6  em jogos com seu Ativo.

4)  Evoluir seu Monstro.
Após o primeiro turno que o monstro básico esteja em jogo, você poderá evoluí-lo, com uma Carta de Evolução do estagio apropriado. Na carta estará escrita “Evolui de ... “, indicando qual monstro a carta de evolução pode ser sobreposta.
È PROIBIDO evoluir o mesmo monstro 2 vezes no mesmo turno.

5)  Ligar uma carta de Energia a Um de seus monstros em jogo.
Essa ação só pode ser realizada uma vez por turno. Lembrando que monstros do banco também estão em jogo.

6)  Usar Carta de Treinador. São cartas que auxiliará durante a batalha. Algumas cartas possuem  regras próprias,
essas informações estão presentes nas cartas. Outras cartas como de Estádio ou Stadium  permanecem em jogo ate que seja substituída por outra carta Estádio.
Lembre-se: Só é possível utilizar uma carta Estádio por Turno.
   

7)  Recuar o Monstro Ativo.
Essa ação só pode ser realizada uma vez por turno.
Lembre-se, cada monstro possui seu custo de recuo, sempre que recuar o custo deve ser "pago" e as cartas exigidas descartadas.
Alguns monstros não possui tal custo, podendo ser recuados livremente, mesmo estes estão sobre a regra de apenas um recuo por turno.
Recuando seu monstro ele se livrara de qualquer condição especial
(Confuso, Dormindo, Paralisado, Envenenado).

8)  Ativar um Poder.
Durante seu turno, se desejar, pode ativar  o Poder de seus monstros (se ele possuir). Mesmo que cause dano, um Poder ainda não será um Ataque.

9)  Atacar seu adversário.
Se o seu monstro ativo possuir o numero de energia necessário, ele poderá atacar.
Deve-se calcular o dano considerando sua fraqueza ou sua resistência.
Atacar o  seu  adversário sempre será sua ultima ação do seu turno.


O QUE POSSO FAZER NO TURNO DO MEU ADVERSÁRIO ???
A única ação permitida durante o turno do adversário é ...
Substituir o Seu Pokémon Ativo se ele for nocauteado.


ATACAR...
Todo monstro possuem ataque, mesmo que  não cause dano, mas terá uma “Ação e Reação” descrita na carta ou uma “Condição Especial” derivada do ataque.
Apenas o monstro ativo pode realizar ataque durante o turno.
Para realizar um ataque  deve primeiro possuir a quantidade de energia exigida.
Um Pokémon será nocauteado quando seu dano sofrido superar seus Pontos de Saúde (PS ou HP), o dano sempre será acumulável.

Condições Especiais
Alguns ataques provocam alguma condição ao Pokemon Defensor, esses ataque são chamados de "Condições Especiais"
Essas condições são:

Paralisado
Não podem Atacar e nem Recuar durante seu turno.
O Efeito dessa condição termina no próximo turno do monstro defensor.
Posição da Carta: Virada para direita

Confuso
Sempre que realizar um Ataque deve tirar “Cara ou Cora”. 
“Cara” significa que a confusão não fez efeito algum e pode atacar normalmente.
“Coroa”, o monstro está confuso e  recebe
2 marcadores de dano como resultado de sua confusão e seu ataque é anulado.
Quando tentar recuar um monstro Confuso, primeiro precisa pagar o custo de recuo  e depois tirar "Cara ou Coroa". "Cara", o monstros recua normalmente, "Coroa" a tentativa de recuo falhou e o monstro nao pode mais tentar recuar durante aquele turno.
Posição da Carta: Virada para baixo.

Adormecido
Deve tirar “Cara ou Coroa” no inicio do turno do monstro adormecido.
“Cara” significa que o ele acordou de imediato encerrando a condição especial de Adormecido.
“Coroa” o monstro não foi capaz de acorda,  não poderá atacar e devera esperar até o próximo turno para tentar acordar novamente.
Posição da Carta: Virada para esquerda

Envenenado
Monstros envenenados sofrem 10 pontos de dano no inicio de cada turno, ignorando resistência e fraqueza.
Os marcadores de veneno devem ser diferentes dos marcadores de dano para não serem confundidos.
Um monstro envenenado não fica duplamente envenenado, ao invés disso o novo veneno substitui o anterior.
Dano de Veneno não pode ser curado iguaL danos normais.
Posição da Carta: Deve colocar um identificado de veneno, uma moeda verde.

Note: Sempre que um monstro sofrer uma nova condição especial, a nova condição substituirá a antiga. Não é possível fica paralisado,  confuso ou adormecido ao mesmo tempo , a única condição que se acumula com as demais é Envenenado.

PODER POKEMON...
Alguns monstros possuem habilidade especial chamada de
"Poder Pokémon" ou "Pokémon Power", que pode ser usados quando estiverem em jogo.
Essas habilidades não conta como Ataque mesmo que cause dano
Cada Poder influencia no jogo de uma forma diferente,
algumas condições são informadas para tais poderes serem usados, como:


"Enquanto for seu Pokemon Ativo"
[Esse Poder terá efeito apenas quando o Pokemon for o Pokemon Ativo]

"Quando o Pokemon entrar em Jogo"
[Esse Poder será ativado apenas quando o Pokemon entrar em jogo]

"(Antes do Seu Ataque)"
[Esse Poder sempre será sua ultima ação, Antes do Ataque] 

"Sempre Que.."
[Esse Poder é ativado quando a ação descrita for realizada]

Por isso leia os texto com bastante atenção.

FRAQUEZA...
Fraqueza é uma característica pelo tipo do monstro, um monstro de água levara vantagem sobre o de fogo, mas desvantagem de um elétrico.
A fraqueza esta indicada no canto inferior esquerdo da carta.
Sempre que receber um ataque da sua fraqueza, o dano será dobrado.

RESISTÊNCIA...
Resistência é uma característica pelo Tipo do monstro, um monstro do Tipo terra sempre levara desvantagem sobre um do Tipo elétrico.
A resistência esta indicada no centro inferior das cartas.
Sempre que receber um ataque da sua resistência, o ataque terá uma redução de  30 pontos de dano.


RECUANDO...
Recuar um monstros é uma ação da qual só pode ser realizada uma vez por turno.
O custo de recuo esta indicado no canto inferior direito da carta. 
Sempre que desejar recuar, deve descartar o numero de energia exigida pelo recuo.
Note: Sempre que um monstros é recuado ele perde qualquer  “Condição Especial”  que esteja.


MACHAMP - Pokemon de Estagio 2 Excelente pra Briga...


COMO VENCER A BATALHA...
Existem três maneiras diferentes de vencer a Batalha:

> Derrotar  6 monstros de seus adversários.
Cada monstro vencido dará direito a 1 de seus prêmios.
Quando receber todos os seus 6 prêmios, você vence a partida.
> Se seu adversário não tiver Pokémons em jogo para enfrentar os seus. 
> Se seu oponente não puder comprar mais carta no inicio do turno.